• Registro de preços para aquisição eventual e parcelada de materiais de expediente.
  • Creche Escola realiza Projeto Recreação: Vivências sensoriais com gelatina
  • EMEI "Vitório Rizzo" realiza atividades sobre o Dia Mundial da Água
  • Pregão Eletrônico 03/2025 - Aquisição de chocolate ao leite em formato de Ovo de Páscoa

Novais participa da 23ª Semana da Justiça pela paz em casa

Escrito por Departamento de Comunicação. Publicado em Assistência Social

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) divulgou o balanço da 23ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que aconteceu entre 6 e 10 de março. Em média, a campanha contou com a participação de 344 magistrados por dia, além de mais de 1064 servidores.

Durante o período, foram 5556 processos com sentença ou decisão, além de 4737 despachos proferidos e 1179 medidas protetivas concedidas. Ao todo, foram 13 júris e mais de 247 audiências realizadas nas comarcas de São Paulo.

Instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa tem como objetivo a conscientização, prevenção e julgamento de casos de violência doméstica. Confira algumas das ações realizadas nas comarcas de São Paulo:

Adamantina, Flórida Paulista e Mariapólis
Baseada no tema “A educação no combate e enfrentamento à violência contra a mulher”, as comarcas promoveram ampla programação durante toda a semana, incluindo rodas de conversa, oficina integrativa e palestras, além de participação em programa de rádio para divulgação da Semana pela Paz em Casa.

Mairinque
Na terça-feira (7), a comarca promoveu, em parceria com escolas estaduais do munícipio, a palestra "Violência de Gênero sob a perspectiva Familiar", ministrada por Fernanda dos Santos Ueda, delegada de polícia e doutora em Educação. As juízas Camila Mota Giorgetti e Carla Carlini Catuzzo participaram do evento, além de representantes das instituições de ensino e de coletivos e grupos de apoio às mulheres de Marinque e região. 

Ribeirão Preto
A Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Ribeirão Preto promoveu uma série de eventos e ações por ocasião da 23ª Semana pela Paz em Casa. Além de rodas de conversas realizadas com alunos do Ensino Médio de escolas estaduais na comarca, nos dias 7 e 8/3, o juiz Caio Cesar Melluso concedeu entrevistas para rede de televisão local sobre o tema do combate à violência doméstica e participou ainda, no dia Internacional da Mulher, da inauguração da Sala da Justiça Restaurativa na Delegacia da Defesa da Mulher de Ribeirão Preto. 

Santo André
No dia 8, a juíza integrante da Comesp e titular da 2ª Vara Criminal de Santo André, Teresa Cristina Cabral Santana, palestrou no evento “Por e Com Elas – Semana das Mulheres”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O evento fez parte de uma iniciativa educacional que busca promover a igualdade de gênero e valorizar as mulheres em todos os aspectos da vida. 

São José do Rio Preto
A Vara de Violência Doméstica e Familiar e o Núcleo de Práticas Restaurativas da Comarca de São José do Rio Preto promoveu o 2º Seminário sobre Violência Doméstica Contra a Mulher, com o tema “Obrigatoriedades legais e orientações para auxílio às mulheres vítimas de violência”. Foram realizadas palestras do  juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar da comarca, Alceu Correa Junior, e outras autoridades do município, além de visita à Delegacia da Defesa da Mulher e comemoração dos três anos da Patrulha Maria da Penha, que integra a Guarda Civil do município. 

Tabapuã, Catiguá e Novais
A Rede Municipal de Educação de Tabapuã desenvolveu diversas atividades voltadas à Semana, ao programa Flor de Lis e ao projeto Amor Sim, Violência Não!. Todas as ações foram relacionadas Dia Internacional da Mulher e à conscientização e foram lideradas pela juíza Patrícia da Conceição Santos, diretora do fórum de Tabapuã.
Inspirados pela iniciativa do Judiciário, órgãos municipais também desenvolveram ações para públicos de todas as idades. A programação foi estendida na comarca - iniciou no dia 1 de março e vai até dia 31. A Paz em Casa foi tema de atividades lúdicas na educação infantil do município, com montagem de painéis e exposição confeccionados por alunos e professores. No Ensino Fundamental, dos anos iniciais aos finais, docentes trabalharam textos informativos, rodas de conversa e outras atividades relacionadas ao tema. O Município também promoveu a atividade “A paz que eu quero” com grupo formado, em sua maioria, por mulheres da terceira idade.